Imóveis em Natal: os preços irão cair?

Muitas são as dúvidas e os receios dos compradores de imóveis em Natal e no resto do Brasil (e até mesmo os proprietários, chamados também de vendedores) sobre a ascensão ou queda dos preços dos imóveis nos próximos meses e até mesmo anos. Para chegarmos a uma conclusão, no mínimo razoável, precisamos levar em conta alguns fatores que influenciam diretamente no preço para o consumidor final, que são inflação, juros e impostos.

Você pode conferir neste artigo o que esperar da economia e do mercado imobiliário para 2015, e utilizando as informações lá expostas vemos um cenário pouco seguro, pois não estamos conseguindo controlar a inflação, a taxa de juros continua em ritmo crescente, o recuo do investimento em infraestrutura (que reduziu 20% desde 1988) e os constantes aumentos da carga tributária (que aumentou 65% desde 1988) anunciam que 2015 será um ano de alta dos preços, pois os custos para se produzir serão mais altos, o crédito às empreiteiras e aos consumidores estará mais caro, somado à redução do poder do dinheiro do consumidor em virtude da alta da inflação.

Somando-se ainda esses fatores com a redução do estoque das incorporadoras em virtude do recuo em lançar novos empreendimentos (com exceto Rio de Janeiro e Belo Horizonte), o que irá diminuir a oferta, e a procura estável por imóveis (cerca de 300 comercializados por mês em Natal/RN) teremos o cenário típico de oferta x procura: menor a oferta, maiores os preços.

Contudo para o mercado secundário (imóveis usados) há uma remota luz: com o aumento dos juros e, consequentemente a dificuldade de acesso ao crédito, os proprietários que tiverem a necessidade de venderem seus imóveis terão que adequar os preços a realidade do mercado. Foi isso que aconteceu nos Estados Unidos.

Então temos 5 fatores que irão elevar os preços dos imóveis em Natal em 2015 e apenas 1 que poderá reduzir. Olha! 5 x 1! Eu não apostaria na segunda opção.

Mas ainda há esperança: clique aqui e assista a esse webinar que preparei para quem quer comprar imóveis.