Antes de comprar imóvel é preciso olhar para os detalhes

O sonho da casa própria pode se tornar um pesadelo se o comprador não ficar atento aos detalhes. Isso porque, muitas vezes, os problemas estão mascarados ou escondidos em itens que ninguém olha. Ou não olha com muita atenção, já que a preocupação maior é com a parte de documentação. “Tem coisas que ninguém vê ao visitar um imóvel e que podem trazer grandes dores de cabeça”, alerta o arquiteto Augdan de Oliveira Leite.

Separar um bom tempo para verificar todos os detalhes é o primeiro passo. Olhar com cuidado o acabamento, embaixo das pias, conexões e marcas das torneiras. Essa é a primeira dica do especialista, que sugere ainda verificar a qualidade dos azulejos e dos rejuntes.

O construtor Antônio Sena recomenda ficar de olho nas portas e janelas. “Verifique se todas estão fechando sem a necessidade de forçá-las e se ficam abertas, sem precisar de apoio”, ensina.

Outro ponto importante é olhar se tem armários, porque o custo de marcenaria é muito alto. E se tem, é importante verificar se estão em boas condições ou se vão precisar de reformas.

Também é essencial ficar de olho na cozinha e checar se as bancadas são de mármore ou granito. O mármore, alertam os especialistas, não é indicado para áreas molhadas.

Outro item que requer atenção especial são as fiações elétricas. Neste caso é fundamental verificar também se existem disjuntores suficientes para a iluminação, pois isso pode evitar grandes problemas, como cair a energia durante um banho, por exemplo.

Também é importante ficar atento a pontos de umidade, mesmo em apartamentos. Apesar de esse problema ser mais comum em casas, também pode ocorrer em apartamentos.

E no caso de casa com piscina, não deixe de olhar se ela está sempre cheia. Isso porque piscina vazia pode levar a trincas nos azulejos.

Outro fator importante é verificar a localização do imóvel: veja se o entorno o agrada, certifique-se quanto à segurança do local e se o acesso é fácil, principalmente nos horários de pico.

Fonte: http://revista.zap.com.br/imoveis/antes-de-comprar-imovel-e-preciso-olhar-para-os-detalhes/